quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Gado sagrado da Índia


Uma das coisa mais comuns que se houve sobre a Índia é que o gado bovino é sagrado, mais geralmente ninguém sabe o porque, então vai ai alguns dados para tentar elucidar sobre o assunto.
No Rig Veda a vaca é sempre citada como símbolo de riquesa e comparada a rios pois suprem a necessidade de todos, alem de Purusha (Ser Supremo) e Indra (Rei dos devas) serem comparados ao touro.
Alem disso nos Puranas Bhumidevi a Deusa da Terra, muitas vezes toma a forma de uma vaca, assim também como Dharmaraj (Yama senhor do Dharma) toma a de um touro.
Sri Krishna, que tem como um dois seus principais passatempos o pastoreio das vacas, também é conhecido como Gopalaprotetor das vacas” fala em muitas passagens textuais sobre a importância das vacas como reservatório de todos as atividades piedosas e morada dos devas, além de dizer que as vacas são os lábios de Sri Narayana, e em Seu passatempo em que ergue a colina de Govardhana, Krishna faz com que os pastores de Vrindavana adorem as vacas em vez de Indra e quem mata uma vaca permanecerá no inferno enquanto brilharem o Sol e a Lua!!!
Comentadores das tradições na Índia antiga consideram as vacas até superiores a Indra “pois se ele se alimenta de ghee que é feito de leite produzido por vacas que comem apenas grama elas são superiores”.
Dois bovinos merecem especial citação são eles:
Kamadhenu कामधेनु – ou “vaca dos desejos” também chamada Surabhi surgida na batedura do oceano de leite junto com outras coisas preciosas que foi dada de presente aos Sapta-Rishis ( sete sábios) e ficou sobre propriedade de Vasistha – que deu um bezerro de Kamadhenu para Jamadagni o pai de Parasurama o avatar do Senhor.
Nandi नंदी - “ alegre” conhecidíssimo Touro que serve como vahana (montaria) do Senhor Shiva, que tem sua deidade sempre em frente à Linga nos templos de Shiva, além de carregador ele é o porteiro, chefe do exercito de Shiva e Guru do Shivaismo. Entre vários passatempos de Nandi um diz que ele amaldiçoou Ravana quando este invadiu o monte Khailasa a ser queimado por um macaco o que ocorreu quando Hanuman incendiou a cidade de Lanka.
Na história recente da Índia uma das revoltas que levou a libertação do país, a Revolta dos Sepoys em 1857, teve como o um dos motivos que os soldados eram forçados a untarem as balas dos rífles com gordura animal proveniente de vacas e porcos ( que vai contra a religião hindu e muçulmana que proíbe o trato com porcos).
Gandhi também falava que um dos princípios do hinduísmo é a proteção ás vacas.Infelizmente nem a Índia está salvo das influências da era de Kali (não confundam com a Deusa Kali por favor) e em alguns centros urbanos com grande número de Muçulmanos se encontram matadouros clandestinos.

Kamadhenu


Nandi em Misory sul da Índia






Bezerro em uma rua de Vrindavana onde Krishna passou a infância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário