quarta-feira, 4 de março de 2009

Ashwameda Yajna




Alguém pediu para falar sobre o Ashwameda Yajna então lá vai.
Para comerçar, antes de mais nada é preciso dizer que TODA RELIGIÃO ANTIGA tem rituais de sacrifício, ou seja qualquer religião anterior a 600 A.C.
O Ashawmedha ou sacrifício de cavalo e um dos mais poderosos rituais védicos, feito no passado exclusivamente por Reis , tem sua descrição minuciosa no Yajur-Veda e comentários no Shatapatha Brahmana, além de ser citado também no Rig Veda , Puranas e nos Itihasas (Mahabharata e Ramayana).
Em primeiro lugar o Raja deveria conseguir um garanhão branco com idade entre 24 e 100 anos.
O cavalo deve ser então borrifado com água safrada enquanto um sacerdote e o sacrificante ( o Raja) recitam mantras no seu ouvido,então o cavalo e libertado virado para o noroeste para andar para onde ele quiser no período de um ano, quem atrapalhar o percurso do cavalo e ritualmente amaldiçoado e deverá ser feito um sacrifício para purgar o pecado.
Se acaso o cavalo passar para o reino que não seja do Raja oficiante do sacrifício então o rei deve conquistar este reino pois, o cavalo só pode pastar nas suas terras.
Durante este período o cavalo é servido por oficiais da corte ou príncipe que protegem o cavalo de perigo. E no palácio real uma ininterrupta série de cerimônias deve ser feita durante todo o período em que o cavalo estiver fora.
Então ao final de um ano o cavalo e trazido de volta a capital, onde são feitas varias cerimônias elaboradas e depois e colocado com mais três cavalos em uma carruagem dourada e hinos védicos são cantados na mais perfeita métrica, após isso e cavalo e banhado e untado com ghee pelas rainhas, depois decorado com jóias de ouro e alimentado com prasada (alimento santificado) de cerimônias de fogo feitas na noite anterior.
No dia certo de acordo com astrólogos onde ocorrerá o sacrifício o cavalo, uma cabra sem chifres, um antílope selvagem são amarrados em estacas sacrifíciais próximo ao fogo, e mais 17 animais são atados ao cavalo além de outros animais selvagens ou domésticos são atados todos dentro da arena de sacrifício num número que de acordo com as fontes védicas deve ser de 609 animais!!!
O cavalo é então sacrificado com o cantar de mantras do Yajur Veda, três rainhas principais então circundam o cavalo cantando mantras a e rainha principal encena um ato sexual com o cavalo morto deitada ao lado do cavalo enquanto as outra rainhas falam coisas de cunho sexual.
No dia posterior ao sacrifício cedo a rainha e retirada do lado do cavalo de onde passou a noite com mantras para purificação e junto com as outras rainhas com agulhas de ouro e prata indicam linhas no corpo do cavalo que serão cortadas o cavalo será dissecado e sua carne será atirada aos devatas com a palavra Svahae outras assadas e distribuídas entre o Rei agora chamado Maharajadhiraja ou Rei entre os reis, e entre outros kshatrias para ser consumida.
O principal sacerdote recebe entre outras doações a filha do rei em casamento e os outros também são regiamente compensados.
Existem poucos relatos guardados de reis que fizeram esta cerimônia na Kali Yuga , alguns conhecidos foram :

Pusyamitra Sunga em 185 AC
Samundragupta Maurya I da dianastia Maurya que mandou cunhar moedas comemorando o evento(foto acima com o cavalo de um lado e a rainha do outro).
Jay Singh II o último a fazer este sacrifício, fundador da cidade de Jaipur em 1716, este rei salvou a deidades de Krishna de Vrindavana da Invasão Islâmica e ate hoje Sri Sri Radha Govindaji estão em seu palácio.
Nas escrituras vários reis e Devas frizeram este sacrifício entre eles Indra , Brahma (que fez 10 na cidade de Varanasi) e Maharaja Yudhistira dos pandavas e Maharaja Dasharatha pai de Sri Ramavhandra.
De acordo com o Brahma Vaivarta Purana o Ashwameda e um dos sacrifícios proibidos na Kali Yuga.
Além do mais hoje não temos mais Devarajas (Reisdivinos) ou brahmanas que sejam capazes de fazer nem de pagar por uma cerimônia deste tipo.
Em outras culturas de raízes indo-européias como iranianos até celtas também faziam rituais de sacrifício de cavalo muito semelhantes aos védicos.

Um comentário:

  1. Lindo post!!! hoje em dia os cavalos é que são os governantes, e poucos são brancos.


    Ekananda das

    ResponderExcluir