quinta-feira, 5 de março de 2009

कामदेव Kamadeva

Kama atira flecha em Shiva, templo khmer Camboja














Pelo pedido de Doyal lá vai.
Kamadeva कामदेव, não é apenas a divindade que controla o amor e o erotismo como é comumente descrito, ele tem um papel muito mais importante no universo.
Conhecido por vários nomes como Ragavrinda ( ramo da paixão), Ananga (incorpóreo), Kandarpa (o que inflama até os deuses), Manmatha (o que agita os corações), Manasija (O que nasce da mente), Madana (intoxicante), Ratikānta (senhor de Rati), Pushpavān, Pushpadhanva (o que tem flecha de flores) é filho de Sri Lakshmi (interessante notar que Eros é ligado a Vênus na tradição Grega), reencarna como Pradyaumna, filho de Sri Krishna e na sua forma no mundo espititual é o próprio Krishna, na tradição vaishnava (os brahmanas lembram disso três vezes ao dia). Sendo chamado de Vishnu (aquele que innade, penetra em tudo) no Vishnu Purana e no Bhagavata Purana (Srimad Bhagavatam 5.18.15), mas Kama como é mais conhecido geralmente significa desejo ou prazer principalmente ligado a sexualidade, ele é senhor de kama (um dos quatro Purusharthas: dharma , artha , kama e moksa).
Por sua ligação com Krishna é representado muito semelhante a Ele com pele escura (azul) com 16 anos de idade e carrega um arco feito de cana-de–açúcar e com a corda feita de abelhas, suas flechas são compostas de 5 tipos de flores: ashoka, lótus branco e azul, mallika e manga. Monta um papagaio, ave também ligada ao amor na cultura védica, sua principal consorte é Rati personificação do desejo sexual e filha de Daksha e a outra e Priti ou a afeição, outro acompanhante de Kamadeva é Vasantha, deidade da primavera.
Uma das mais antigas esculturas de Kama conhecida é uma que esta hoje no museu de Mathura a cidade natal de Krishna e é muito antiga.
Apesar de ser citado no Rig e Atharva Veda ( onde é citado como o impulso que levou à criação do mundo) a maioria de suas histórias é encontrada nos Puranas.
Segundo o Matsya Purana, Visnu-Krishna e Kamadeva têm uma relação histórica.
Krishna é às vezes adorado como Kamadeva na tradição Gaudiya vaishnava (a que eu sigo), Kamadeva foi diretamente fundido em Vasudeva-Krishna depois que ele (Kamadeva) foi queimado por Shiva. Nesta forma acredita-se que Kamadeva é um devata dos planetas celestíais especialmente capaz de induzir desejos. Este Kamadeva, depois que toma o seu nascimento do ventre de Rukmini - a esposa de Krishna, foi denominado Pradyumna, mas alguns sugerem que ele não seja o Pradyumna da categoria Vishnu ( junto com Sankarshana, Vasudeva e Aniruddha) e assim os Vaishnavas acreditam que ele pertence à categoria de jiva-tattva, ou almas, contudo devido a expor ao poder de Vishnu-tattva ( energia interna de Deus), ele ficou uma parte da energia de Pradyumna a forma de Vishnu. Como é explicado Gosvamis, que Kamadeva foi queimado a cinzas pela raiva de Shiva ( por este ter atirado uma flecha em Shiva para fazer com que o senhor Shiva se apaixonasse por parvati o que não surtiu efeito, irado por ter sido interrompido em Sua meditação Shiva reduziu Kamadeva a cinzas só com seu olhar) e depois fundido no corpo de Vishnu. E após isto para adquirir o seu corpo novamente ele foi colocado no ventre de Rukmini. Então porque ele foi procriado pelo próprio Krishna, as suas qualidades são semelhantes as de Krishna, como a sua cor, aparência e atributos.
Kamadeva também é ligado ao culto de Krishna por outros motivos principalmente em relação entre Krishna e as gopis, mais é um tópico muito extenso para ser colocado aqui, então fica ai uma dica para estudos dos que querem ir mais além leiam o Bhagavata Purana (Srimad Bhagavatam).
Até onde sei ( e não sei tanto assim como alguns imaginam) não existem templos dedicados a Kamadeva, muitos contém imagens suas e um templo dedicado a Devi no norte da Índia na cidade de Albaneri no Rajasthan tem uma deidade de Kamadeva em adoração.
Um mantra para Kamadeva:
namas te hema-garbhaya
namas te makara-dhvaja
ratikanta nams tubhyam
thahi mam sambarantaka
" Saldações ao de compleição dourada, cuja bandeira é um Makara (crocodilo), Ó destridor de Shambara, esposo da deusa do prazer sexual, seja benéfico ao meu favor"

Ta bom Doyal ?
Kama e Rati,coluna templo de Kamakshi Devi em Kanchipuram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário