segunda-feira, 30 de março de 2009

Sri Ramanuja





















Hoje é comemorado o nascimento de Ramanujacarya que é um dos maiores expoentes da cultura vaishnava, considerado o principal acarya da Sri-sampradaya ( a linha de vaishnavas que se origina com Lakshimi Devi a esposa do Senhor).
Sri Ramanuja nasceu na vila de Sriperumbudur próximo a cidade sagrada de Kanchupuram no atual estado de Tamil Nadu, sul da Índia no ano de 1017 D.C.,
Como era comum na época em que a principal escola de filosofia na Índia era a de Sankaracharya de advaita-vedanta, que propõe que a verdade absoluta é nirguna ou seja sem qualidades (que Deus seja impessoal).
Ramanuja recebeu uma educação de grande nível por ser de família bharminica nesta escola filosófica de seu professor Yadava Prakasa nesta época também Ramanuja casou se com idade de 16 anos.
Os comentários de seu mestre dos Upanishads e outros textos do ponto de vista monástico desagradavam Ramanuja, ele preferia a concepção filosófica de bhakti (devoção), fazendo com que Ramanuja tivesse grandes desentendimentos com seu mestre, ao saber disso outro grande guru da Sri Sampradaya Srila Yamunacarya ficou interessado no jovem Ramanuja o que fez com que ele saísse de Srirangam (o grande centro do Sri Vaishnavismo, e principal templo de Vishnu em Tamil Nadu )e fosse até Kanchi.
Yamunacarya observava Ramanuja em segredo e vendo como ele explicava bem a filosofia vaishnava decidiu que queria Ramanuja como seu sucessor, Yamunacarya então pediu a um discípulo que fizesse arranjos para levar Ramanuja até Sri Rangam onde o treinaria para ser seu sucessor, mas o destino quis de outra maneira e Yamunacarya abandonou o corpo antes da chegada de Ramanuja.
Chegando em Sri Rangam, Ramanuja foi prestar homenagens perante o corpo do grande mestre e viu que três dedos do mão direita de Yamunacarya estavam dobrados com firmeza na palma de sua mão, quando perguntara a Ramanuja o por que, este disse que Yamunacarya tinha três desejos a serem cumpridos, Ramanuja entendeu o recado do grande mestre e pronunciu três votos:
1- Entrar para o Vaishnavismo e se devotar para elevar a humanidade pela pregação de que devemos nos render à Deus, um dos dedos de Yamunacarya então se abriu.
2- Coletar todos os ensinamentos dos acaryas vaishnavas acerca dos Vedas e fazer um comentário do Vedanta-sutra e estabelecer um caminho para a salvação possível a todos, o segundo dedo do acarya se abriu.
3- Perpetuar o nome de Parasara Muni que no Vishnu-purana, revela a posição de Deus como Sri Vishnu, Sua relação com as almas e com este mundo e o caminha da liberação, o terceiro dedo do acarya se abriu e sua mão ficou totalmente aberta.
Ramanuja então foi iniciado no Sri Vaishnavismo por Mahapura de acordo com os rituais de panca–sanskaras, algum tempo depois ele faz o voto de renúncia e se torna sannyasi por volta dos 32 anos.
Depois com certo esforço e varias tentativas, Ramanuja consegue ser iniciado por Gosti Purna no mantra mais sagrado da Sri Sampradaya o om namo narayanaya, logo após a iniciação Ramanuja vai até o templo de Tirukkottyiar e sobre uma de suas torres (gopuras) ensina o mantra e os ensinamentos de Gosti Purna a qualquer um que quiser ouvir, ao saber disso Gosti Purna fica irado e amaldiçoa Ramanuja ao inferno, Ramanuja aceita a maldição e diz que com os ensinamentos de Gosti Purna farão com que todos consigam Moksa (liberação) então se por ensinar isso ele tiver de ir para o inferno ele iria de bom grado, ao ouvir a explicação de Ramanuja, Gosti Purna fica satisfeito e o abençoa, Ramanuja tinha passado no teste.
Nesta fase Ramanuja começa suas pregações estava com cerca de 40 anos e dedicou os próximos 80 a pregar e escrever sobre filosofia vaishnava.
Começou a viajar por toda Índia, foi até o norte passando por inúmeros locais sagrados convertendo templos do estilo de adoração impersonalista de advaita vedanta para o Vaishnava pancaratra, no caminho de volta ao sul passou por Tirupati em Andrapradesh e chegou em meio a uma discussão entre Vaishnavas e Shaivas (devotos de Shiva) que estavam em desacordo de que a deidade de Deus em Tirupati era de Vishnu ou de Shiva, então Ramanuja propôs para que deixassem a própria deidade decidir, então levaram os ornamentos de Vishnu ( disco e búzio) e de Shiva (tridente e antílope) e colocaram aos pés da deidade e fecharam a sala do altar passando a noite em oração perante a porta, de manhã ao abrirem a porta a deidade portava os ornamentos de Vishnu e desde então Ela é devidamente adorada como Sri Vishnu.
Outro passatempo interessante neste templo com Ramanuja é que um brahmacari (monge celibatário) discípulo seu caiu de encantos por uma mulher e clamava que ninguém tinha olhos mais belos que os dela. Ramanuja disse que conhecia alguém que tinha olhos muito mais belos que os dela e o brahmacari não acreditou, então Ramanuja falou que mostraria esta pessoa no templo a noite para o brahmacari, reunidos perante a deidade o brahmacari esperava a tal pessoa de olhos encantadores do lado de Ramanuja então durante o arati, enquanto esperavam, ao sinal de Ramanuja o sacerdote oferece a lamparina próximo ao rosto de Vishnu Venkateswara e a deidade que tem sempre os olhos fechados os abre e olha para o brahmacari que cai desmaiado de êxtase (não é para menos) e este esquece de vez a tal mulher.
Ramanuja então volta para Sri Rangam, nesta época sobe ao trono o raja Kulotunga I que tinha a idéia de converter todo seu reino ao shivaismo nem se fosse a força, o rei então envia um intimato a Ramanuja para que ele deixe sua fé ou se prepare para sofrer as conseqüências, Ramanuja manda dois discípulos tentar a paz mais o rei se nega e arranca os olhos dos mensageiros de Ramanuja, que então decide se exilar e vai para Mysore (no estado de Karnataka), onde rei de Batthi Deva fica muito feliz por ter Ramanuja no seu reino e se torna discípulo do mestre, por sua ordem vários templos de Vishnu foram construídos na região em especial o templo de Melkote que até hoje é um grande centro Vaishnava.
Após um tempo o rei de Tamil morre e os devotos de Sri Rangam chamam Sri Ramanuja de volta ao lar, onde completa o Sri Bhasya, o famoso comentário vaishnava dos Vedanta-sutras se opondo a filosofia de Sankara , proclamando ao mundo a devoção e a rendição a Vishnu (Deus), todos os acaryas que vieram após tem um débito com Ramanuja que continuou em Sri Rangam até atingir a idade de 120 anos e durante a sua vida iniciou 700 sannyasis , 12.000 brahmacaris, 300 ketti ammais (sannyasinis), alem de chefes de família e reis de todas as castas.
Seu corpo (terceira foto) ainda se conserva hoje no seu samadhi em Sri Rangam a vista de todos sentado em posição de lótus com a mão abençoando os devotos que lhe prestam homenagens, conservado por meio de camadas de especiarias e outros produtos, Ramanuja teve 3 deidades suas feitas durante sua vida como a de sua cidade natal Sriperumbudur (nas fotos sobre Ananta Sesha com jóias) e também é considerado a encarnação de Ananta Sesha a grande serpente que serve de cama para Sri Vishnu

Um comentário:

  1. Será que a gente pode chamar essa imagem de Ramanujacarya de Murti (a de sândalo e outras coisas). Quero dizer, em princípio é ele mesmo, não :-)

    ResponderExcluir