sexta-feira, 27 de março de 2009

ಉಡುಪಿ Udupi



Udupi ಉಡುಪಿ é uma cidade no estado de Karnataka no sul da Índia que tem como principal atração a Udupi Sri Krishna Mutt fundado por Srila Madhwacarya, principal expoente da filosofia vaishnava de Dvaita vedanta.
Os serviços do templo são feitos pelas Ashta Mathas ou oito mathas, cada uma das Mathas tem um swami (mestre) e serve a deidade por dois anos (só os sannyasis adoram a deidade), e após os dois anos o serviço passa para outra matha por rodízio em uma grande festa chamada Paryaya.
As mathas são Pejavara, Puttige, Palimaru, Adamaru, Sodhe, Kaniyooru, Shirur e Krishnapura, que ficam em aldeias próximas a cidade de Udupi todas fundadas por Madhwacarya.
A Udupi Matha é conhecida mundialmente pelas tradições, costumes religiosos, e o ensino de filosofia vaishnava, além da Daasha Sahitya um forma literária típica de Udupi.
A deidade principal do templo, Sri Udupi Krishna, era adorado pelas rainhas de Krishna em Dwaraka, e após a submersão da cidade a deidade ficou muito tempo longe dos olhos mortais.
Até que um dia no mar em Malpe próximo a Udupi houve uma grande tempestade, Sri Madhvacharya estava na praia e viu um barco comercial a deriva e os marinheiros em perigo. Como Madhwa é uma encarnação de Sri Hanumam e Bhima ele era dotado de grande força, atirou-se no mar e conseguiu com uma corda puxar o navio a salvo até a praia. Os marilheiros muito agradecidos ofereceram qualquer coisa que Madhwacarya quisesse e como o navio vinha da região de Dwaraka trazia uma grande pedra de gopi-chandana (argila usada por vaishnavas para fazer a udhva pundra ou a tilaka) que Madhwa pediu como presente, ao tentar dividir a pedra a imagem de Krishna apareceu no meio da gopi-chandana então Madhwa instalou a deidade com toda a pompa em Udupi e confiou a adoração aos seus 8 discípulos e consequentemente as oito mathas.
A deidade é pequena cerca de 65 cm de altura e representa Krishna como criança carregando uma grande colher de fazer manteiga numa mão e uma corda na outra, a deidade recebe adoração 14 (isso mesmo quatorze) vezes ao dia, além dos festivais anuais, além dos quase diários Ratha Yatras (festival de carruagens), isso mesmo gente quase todo dia tem ratha Yatra em Udupi com três carros e dos grandes, além do festival de barco no lago do templo (chato né).
Um dos devotos mais conhecidos deste templo além de Madhwa é Kanaka Dasa, que pertencia a uma família de baixa casta e por este motivo não podia entrar no templo para ver a deidade (Darshana) ,por este motivo ele pegava sua tambura (instrumento musical de cordas) e sentava se a olhar para a parede que separava ele do altar do lado de fora do templo, a parede era um obstaculo para a visão física mas quem disse que um devoto puro não vê Krishna em todo lugar e através do coração?
Após muitos dias Kanaka não deixava de ter seu “darshana” com Krishna até que uma noite durante o arati a parede se rompeu e Krishna se mostrou como deidade a Seu devoto, reconhecendo o desejo do Senhor os administradores do templo fizeram uma janela no local para Kanaka ver seu Senhor adorável e até hoje é tradição que se tem o darshana primeiramente por esta janela antes de ir para a sala do templo (segunda foto acima).
Outra historia conectada a Kanaka é que um dia ele tinha um bolo feito de arroz assada para comer e ao olhar para a parede da cozinha do templo viu que caia um pouco de mingau de arroz por um buraco então pegando a casca de um coco ele apanhou um pouco do mingau colocou o bolo de arroz e foi até a frente do templo e ofereceu a Krishna depois disso ele comeu.
O sumo sacerdote da época Sri Vadiraja Tirtha que é muito elevado espitualmente sentiu que aquela oferenda deixou Krishna muito satisfeito e chamando seus discípulos glorificou Kanaka Dasa e instituiu que daquele dia em diante seria feito diariamente uma oferenda de mingau e bolo de arroz em honra a Kanaka pois sua oferenda simples foi muito mais valioso a Krishna que os pratos elaborados feito pelos brahmanas do templo.
Outro aspecto único de Udupi é que os devotos de lá usam dothis muito coloridos , verdes, amarelos, roxo as cores são sempre fortes.
Outro ponto importante do meu ponto de vista é que Udupi e o quartel general da Madhwa sampradaya (linha de sucessão discipular) da qual eu como Brahma Madhwa Gaudiya Vaishnava por misericórdia de meu guru Sri Jayapataka Swami tenho muito orgulho de fazer parte.
Muito mais poderia ser falado sobre as glórias de Udupi e os devotos de lá além de outros templos importantes como o de Shiva Murudeswara por exemplo mais ai ficará um pouco comprido demais o post.
Namaskar

Sri Udupi Krishna
Gopura do templo

Devotos




Porta enfeitada nos festivais


Lakshimi de Udupi


Devotos puxando Ratha

Ratra Yatra

Lago do templo
Kanaka grande devoto de Krishna

Carro de Udupi

Nenhum comentário:

Postar um comentário