segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sri Sudarshana Chakra a arma de Sri Vishnu.

Na foto Sudarshana do templo de Jagannatha em Puri.

O Supremo Senhor Vishnu tem várias armas destas quatro são especiais a maça Kaumodaki, o Padma ou lótus, o búzio Pancajanya e acima de todas a Sudarshana Chaka.
A Sudarshana ,que pode ser traduzido como “bela visão”, é a principal arma e símbolo do Senhor Vishnu usada para destruir demônios , mas longe de ser simplesmente uma arma é símbolo da manutenção do universo e da proteção dos justos e é representada como um deidade as vezes até com culto próprio (apesar de sempre vinculado ao culto a Vishnu) o Ahirbudhnya Samhita cita a Sudarshana como Kriya Shakti de Vishnu.
Na sua forma personificada Sudarshana é representado como um jovem com 4 a 32 braços carregando armas divinas e sobre o fundo de uma roda sobre uma estrelade seis pontas.
Os mantras e cerimônias de sacrifício feito para Sudarshana são muito poderosos e populares além de seus kavachas (mantras-escudo), usados em exorcismos e na proteção em geral.
A historia mais conhecida nas escrituras sagradas são da proteção do rei Ambarisha por parte da maldição de Durvasa Muni que fugiu de Sudarshana por todo o universo.
È dito que o chakra tem 10 milhões de pequenas pontas em dois discos sobrepostos que giram em sentidos contrários o que o transforma na mais cortante da armas.
Geralmente o Sudarshana é visto no topo do templo de Vishnu no norte da Índia e em altares separados para ele em templos do sul, existe um templo dedicado a Sudarshana Chakra na cidade de Kumbhakonam em Tamil Nadu.
Uma chakra muito famosa também é a Nilachakra que encima o templo de Sri Jagannatha na cidade santa de Puri, que é representada como um pilar de madeira do lado esquerdo da deidade de Jagannatha.
Uma curiosidade a atual dinastia que reina na Tailândia se chama dinastia Chakri por causa da Sudarshana e o rei é Rama IX, e a Tailândia é o único país do sudeste asiático que não foi colonizado.



Banho da Sudarshana em templo vaishnava.


Fotos de Sudarshana personificada.


















Templo de Sudarshana em Kumbhakonam, Tamil Nadu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário